segunda-feira

POR QUE EXU?


A idéia inicial de realizar o documentário Dança das Cabaças - Exu no Brasil surgiu a partir de pesquisas de caráter musical em terreiros de Candomblé e Umbanda do estado de São Paulo.
Me incomodava a falta de conhecimento e esclarecimento sobre Exu em todos os sentidos. Sabemos que no imaginário brasileiro Exu é comparado ao Diabo do mundo cristão, tudo isso apoiado numa grande falta de informação.
Senti a partir daí que era possível realizar um trabalho pelo FunCultura e o que eu estava pesquisando naquele momento - a música - não seria o suficiente como ferramenta para desenvolver a idéia. Sendo assim, optei pelo formato audiovisual, já que existiam bons textos escritos por sociólogos, antropólogos e etnologos, à exemplo de Roger Bastide, Pierre Fatumbi Verger, Arthur Ramos, Nina Rodrigues, , Sergio Ferretti, Reginaldo Prandi, Juana Elbein dos Santos entre outros.

3 comentários:

Unknown disse...

Caramba.....,sem palavras para este documentário de vcs!!!Sou filha de EXU e quando fui informada quanto a isto, a primeira vez,fiquei apavorada!!Até mesmo pela falta de informação correta,sempre ouvindo falar que se fosse raspar iria morrer ou virar marginal!!!E isso me assustava,até o dia que soube que era filha deste orixá!!Que hoje sei que é MARAVILHOSO!!!DIGO isso hoje por ter total conhecimento de seu poder!!Até hoje não raspei,por medo de não conhecerem seus fundamentos que são muitos.... E com este registro de verdadeiros feras no assunto,me apaixono a cada dia mais!!!Mas tudo isso deve ao grande interesse de todos os babalorixas,que no mesmo deram entrevistas, de conhecer e se aprofundarem na história deste belo orixá!!!PARABÉNS pelo maravilhoso trabalho!!!!AXÉ A TODOS!!!

luiz soares disse...

Seria bem interessante dar uma olhada na cultura aqui do Rio Grande do Sul.Aqui temos bem distintos o exu divindade e EXU ORIXA.Seria bem interessante passar algo relativo a essa visão aqui ao olhos do Povo Gaucho que conhece bem o segredo da cultura ioruba.
O seu video foi simplesmente perfeito.Parabens.

carlos disse...

Belo documentário, fui iniciado de exu, quando fui informado tb fiquei assustado, por falta de conhecimentos. Muitos falaram que minha vida não iria pra frente, diziam pq meu zelador não rasparia de Ogum, mais pelos seu conhecimentos respeitou e vez de Bara lonan, estou muito feliz e bem com meu orixá.